terça-feira, 19 de julho de 2011

Série Táticas Futebol 7: Sistema 4-2

Na quarta publicação da série Táticas do Futebol 7, é a vez do sistema 1-4-2.

Sistema 4-2




Funcionamento
Este sistema teve a sua origem no 3-2-1, ao atrasar um meia para a linha de defesa. Utiliza-se para aproveitar a afinidade com o futebol de campo, especialmente em equipes de índole defensiva, ou para enfrentar equipes muito superiores. Temos o goleiro, 4 zagueiros e 2 meias. Os dois zagueiros laterais, com características defensivas e ofensivas, permitem dar várias opções de jogo, sendo que os zagueiros centrais atuam de igual forma ao futebol de campo, isto é, com grande atenção às coberturas e dando início ao jogo de ataque, com boa colocação da bola, fortes no jogo aéreo e eficazes nos desarmes. Um dos meias deverá ter funções mais defensivas e o outro funções mais ofensivas.

Vantagens 
  • Maior semelhança com o funcionamento táctico do futebol de campo;
  • Maior solidez defensiva;
  • Muitas possibilidades de sair em contra-ataque;
  • Obriga a equipa contrária a chutar de longe muitas vezes, pois não tem espaço livre perto da área.
Desvantagens
  • Necessita de um grande espírito de sacrifício tanto para defender como para atacar; 
  • Tem de estar muito bem treinado o escalonamento ofensivo e defensivo para permitir uma boa fluidez de jogo e a incorporação dos jogadores nas áreas de chute;
  • Existe o risco de perder a bola rapidamente e passar a maior parte do tempo se defendendo.

Este sistema é extremamente defensivo, serve para equipes segurarem o resultado ou como foi dito no texto, para enfrentar um adversário de muita superioridade técnica. Exige um excelente condicionamento físico por parte dos atletas para contra-atacar e logo em seguida voltar a posição para compor o sistema defensivo.

Att,
Gabriel Junckes da Silva Mattos "França"

Nenhum comentário:

Postar um comentário